Dia Nacional da Poesia

PARA COMEMORAR O DIA DA POESIA – SIM, HOJE É O DIA NACIONAL DA POESIA!
UM POETA,
UM POEMA,
E UMA INTENÇÃO (publicar diariamente um poema de um/a poeta por dia. Mas de forma não aleatória, tendo como recorte de pesquisa e publicação, o dia de nascimento da/o poeta).
Dia 31/10 é data de aniversário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade. É dele o poema que colo abaixo para estreiar #umpoetaumpoemapordia #001 (31/10)
POEMA – SENTIMENTO DO MUNDO
Tenho apenas duas mãos / e o sentimento do mundo, / mas estou cheio de escravos, / minhas lembranças escorrem / e o corpo transige / na confluência do amor. // Quando me levantar, o céu / estará morto e saqueado, / eu mesmo estarei morto, / morto meu desejo, morto / o pântano sem acordes. // Os camaradas não disseram / que havia uma guerra / e era necessário / trazer fogo e alimento. / Sinto-me disperso, / anterior a fronteiras, / humildemente vos peço / que me perdoeis. // Quando os corpos passarem, / eu ficarei sozinho / desfiando a recordação / do sineiro, da viúva e do microcopista / que habitavam a barraca / e não foram encontrados / ao amanhecer. // Esse amanhecer / mais noite que a noite.
POETA – Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro – MG, em 31 de outubro de 1902. Morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987. Foi um poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Drummond foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro.
MAIS SOBRE
Lei 13.131/2015, que criou oficialmente o Dia Nacional da Poesia. [Até 2015 extraoficialmente era comemorado no dia 14 de março. Era uma homenagem ao Castro Alves.]
Deixe um comentário

