Amargo

#umpoetaumpoemapordia #92 (30/1)

POEMA: AMARGO
Velha infusão gauchesca / De topete levantado / O porongo requeimado / Que te serve de vazilha / Tem o feitio da coxilha / Por onde o guasca domina, / E esse gosto de resina / Que não é amargo nem doce / É o beijo que desgarrou-se / Dos lábios de alguma china!

A velha bomba prateada / Que atrás do cerro desponta / Como uma lança de ponta / Encravada no repecho / Assim jogada ao desleixo / Até parece que espera / O retorno de algum cuera / Esparramado do bando / Que decerto anda peleando / Nalgum rincão de tapera!

Velho mate-chimarrão / As vezes quando te chupo / Eu sinto que me engarupo / Bem sobre a anca da história, / E repassando a memória / Vejo tropilhas de um pêlo / Selvagens em atropelo / Entreverados na orgia / Dos passes de bruxaria / Quando o feiticeiro inculto / Rezava o primeiro culto / Da pampeana liturgia!

Nessa lagoa parada / Cheia de paus e de espuma / Vão cruzando uma, por uma, / Antepassadas visões / Fandangos e marcações / Entreveros e bochinchos / Clarinadas e relinchos / Por descampados e grotas, / E quando tu te alvorotas / No teu ronco anunciador / Escuto ao longe o rumor / De uma cordeona floreando / E o vento norte assobiando / Nos flecos do tirador!

Sangue verde do meu pago / Quando o teu gosto me invade / Eu sinto necessidade / De ver céu e campo aberto / É algum mistério por certo / Que arrebentando maneias / Te faz corcovear nas veias / Como se o sangue encarnado / Verde tivesse voltado / Do curador das peleias!

Gaudéria essência charrua / Do Rio Grande primitivo / Chupo mais um, pra o estrivo / E campo a fora me largo, / Levando o teu gosto amargo / Gravado em todo o meu ser, / E um dia quando morrer, / Deus me conceda esta graça / De expirar entre a fumaça / Do meu chimarrão querido / Porque então irei ungido / Com água benta da raça!!!

POETA
Jaime Caetano Braun
Jayme Guilherme Caetano Braun (Timbaúva, 30 de janeiro de 1924 — Porto Alegre, 8 de julho de 1999) foi um renomado payador e poeta do Rio Grande do Sul, prestigiado também na Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Era conhecido como El Payador e por vezes utilizou os pseudônimos de Piraj, Martín Fierro, Chimango e Andarengo.

MAIS SOBRE
http://www.paginadogaucho.com.br/jayme/

0034404_regular_missoes-troncos-missioneiros-jayme-caetano-braun-fone-portal-das-missoes13

Deixe um comentário

